sexta-feira, 5 de setembro de 2014


Gruas sobre Évora

É bem conhecida a iluminura do Foral Manuelino de Évora representando a cidade e que, a par da elevada qualidade artística, nos traz uma imagem muito interessante da urbe no início Século XVI, vista a partir de poente, ou seja, de quem chegava pela estrada de Lisboa. O que será menos do domínio comum são alguns detalhes pitorescos, como o do pormenor da enorme grua que paira sobre São Francisco e que servia à época de apoio à finalização das obras da grande igreja conventual.
Detalhe da iluminura do Foral Manuelino de Évora (1501). Em primeiro plano, entre a Sé e o Palácio Real, ambos assinalados com as bandeiras, a grande igreja de São Francisco, ainda em obras.
Quinhentos anos depois, a grua paira de novo sobre a Igreja de São Francisco, numa intervenção de reforço estrutural e requalificação geral. Um bom exemplo de aproveitamento de fundos comunitários e de cooperação institucional entre os usufrutuários (Paróquia de São Pedro) e os detentores do património cultural público (Estado).




Sem comentários:

Enviar um comentário