terça-feira, 25 de novembro de 2014

As memórias arqueológicas do Vale do Guadiana

No próximo dia 5 de Dezembro no Museu Nacional de Arqueologia, local escolhido propositadamente por variadíssimas razões, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a EDIA irão apresentar a totalidade dos 14 volumes da 2ª série da Colecção Memórias d'Odiana, criada precisamente há 15 anos, para divulgação dos resultados dos trabalhos arqueológicos realizados no Vale do Guadiana por motivo da construção da Barragem do Alqueva. 



Não são as primeiras monografias a ser editadas (já lá vão 4 na mesma colecção e duas outras publicadas noutros contextos, para além de numerosas edições avulsas) mas representam o encerrar de um processo que teve um peso muito especial no meu percurso profissional. 


Fica explicada a razão pela qual, nos próximos dias, os temas a abordar neste blog não primarem pela originalidade. Cada um dos volumes servirá de pretexto para alguns registos memorialistas. Recordo que, embora formalmente apenas tenha estado ligado ao projecto do Aqueva entre 1996 e 2002, no período de construção da Barragem propriamente dita, já acompanhava os preparativos da mesma desde que coordenava o Departamento de Arqueologia do IPPC (início dos anos 80), e continuei ligado ao projecto como consultor entre 2002 e 2007. Nos últimos anos, em particular a partir de 2010, assumi quase como "missão de vida", a direcção editorial do projecto ora finalmente concluído.

A 2ª série, ainda à espera da entrega dos 2 últimos volumes

Ainda que com um âmbito cultural muito para além da Arqueologia, as iniciativas editoriais do Museu da Luz também não podem ser ignoradas neste contexto










Sem comentários:

Enviar um comentário