domingo, 21 de dezembro de 2014

ROTEIRO (CULTURAL) DO NATAL

A quadra natalícia acaba por proporcionar um cruzamento raro e feliz entre património material, património imaterial e vivência cultural. De facto é a época do ano em que os coros e outras agremiações musicais mais actuam, essas actuações privilegiam normalmente espaços patrimoniais antigos, em particular as igrejas, embora ocorram também em espaços urbanos. Os programas musicais dão muitas vezes primazia aos cânticos de tradição local ou regional, valorizando o património imaterial e, finalmente, há um especial envolvimento de toda a comunidade, desde os que promovem os eventos, apoiando-os quase sempre gastronomicamente, aos que ensaiam durante largos meses para estes concertos, acabando nos que assistem, normalmente mais numerosos do que noutras épocas do ano, muitas vezes utilizando ou acorrendo a espaços construídos que noutras circunstâncias não visitariam. Em suma,o Natal não é apenas religião ou, no outro extremo, consumismo desenfreado, é também cultura, tradição, enfim património com letra grande. Aqui deixo, pois o roteiro do meu Natal 2014, começando por (ab)usar de uma foto do meu amigo Joaquim Carrapato, também em homenagem ao Cante acabadinho de ser inscrito na lista do Património da Humanidade.


 A grande Igreja de Santo Antão, talvez pela sua localização privilegiada no topo da Praça do Giraldo, é o espaço que normalmente atrai mais público aos eventos de Natal eborense (que acontecem noutros locais, como a Sé, a Igreja dos Remédios, a da Misericórdia, etc...). Este ano, mais uma vez, os Cantares de Évora aí fizeram o tradicional Canto ao Menino. Aí também acontece todos os anos o grande Concerto de Natal do Coral Évora. Mas a concorrência exterior, também se fez notar. O Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo, no seu Canto ao Menino, versão de Évora, não esqueceu a escadaria deste importante monumento henriquino eborense.

Coral de São Domingos, Canto ao Menino à porta de Santo Antão

O Coral de São Domingos, cantando no portal gótico da Sé de Évora




O concerto de Natal do Eborae Musica, inserido no ciclo de Música no Inverno e que acontece na bonita Igreja dos Remédios, tem também já forte tradição na cidade, apesar do seu carácter um pouco mais erudito. Este ano, a par de várias peças da tradição litúrgica natalícia da Escola de Música da Sé de Évora, o coral apresentou também uma selecção de cânticos natalícios de diversos países europeus . Para além de Portugal,Espanha, Itália, Inglaterra, França, Ucrânia.

Felizmente, o roteiro do Natal não é apenas urbano. Algumas juntas de freguesia, ou as paróquias rurais, para além de eventos locais (normalmente mais por ocasião das Janeiras) também se preocupam em organizar eventos relacionados com a quadra natalícia. Há muitos anos que o Coral Évora é convidado para actuar na Igreja de São Pedro da Gafanhoeira, uma pequena aldeia do concelho de Arraiolos, sempre com casa cheia, apesar do frio. A igreja, recentemente classificada, é um templo com uma monumentalidade pouco habitual em meio rural, de uma só nave coberta por abóbada de canhão. Apesar do ar rústico-popular, não foge da tradição arquitectónica típica do Século XVI alentejano.




Um outro espaço de grande valor cultural (a Igreja Matriz do Vimieiro, Arraiolos) que acolheu um participadissimo concerto de Natal. Após uma primeira parte com grupos locais, desde as crianças à terceira idade, o EboraeMusica, com claro deleite dos participantes, apresentou uma versão mais curta do concerto de Natal de 2014. A festa terminou com uma ceia na sacristia, onde não faltaram os fritos tradicionais da época.



Mas nem sempre, as coisas correm pelo melhor. Fosse pelo frio excepcional da noite, fosse pela falta de divulgação, um concerto do Coral Évora realizado na Igreja da Misricórdia das Alcáçovas, templo que me impressionou pela belíssima decoração esgrafitada da sua abóbada, não tinha praticamente assistência. Tradicionalmente este concerto das Alcáçovas costuma acontecer na belíssima igreja matriz, actualmente em obras de recuperação, financiadas pelo QREN e que contaram com o apoio técnico da DRCALEN. Esta mudança também pode ajudar a falta de assistência.


Para acabar este roteiro de Natal (ainda sem janeiras), o Cante ao Menino, pelas ruas de Montemor (aqui junto à ermida gótica de São Sebastião) que acabaria na pequena mas interessantíssima Igreja da Misericórdia, local de ensaio habitual do grupo.
O Grupo coral de São Domingos e acompanhantes nas ruas de Montemor-o-Novo, com o Castelo iluminado em fundo.



Se o Natal é "barrôco", que melhor cenário para os cânticos tradicionais natalícios?. No caso a Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Novo que apesar do belíssimo portal Manuelino, a denunciar uma origem mais antiga, nos revela um interior de estrutura clássica e de decoração profusamente barrôca,






Sem comentários:

Enviar um comentário