sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ainda a propósito de Tongóbriga

Durante esta semana a RTP2, a hora algo impossível, tem vindo a apresentar uma pequena série de programas arqueológicos, sob o título genérico de ESCRITO NA PEDRA, da autoria da jornalista Júlia Fernandes (minha colega da Faculdade de Letras nos idos de 70, e conhecida do público pelo seu antigo e saudoso programa "O Lugar da História"). Graças às modernas tecnologias, tenho a série em gravação, pelo que, irei vendo com calma e quando for oportuno. Por curiosidade vi apenas o primeiro, sobre Milreu, um sítio que após intervalo de décadas visitei recentemente (ver aqui), e apreciei, para além da esperada qualidade da realização e da fotografia, a "magnífica" pose do Zé d'Encarnação. Entretanto sei que um dos programas versará sobre Tongóbriga, o ainda pouco conhecido sítio romano de Marco de Canavezes, redescoberto e trazido à luz do dia pelo Lino Tavares Dias, ao longo de décadas de trabalho árduo (Tongóbriga).

Conheci o Lino no início dos anos 80, precisamente quando ele estava a começar os trabalhos arqueológicos nas chamadas "Ruínas do Freixo" e acompanhei de perto, dadas as minhas funções na altura, o complexo processo de aquisição dos terrenos da velha aldeia que eram necessários para o desenvolvimento das escavações e, posteriormente, para o lançamento do projecto de Escola Profissional de Arqueologia. Por isso, não resisto em editar aqui a foto que recentemente o Lino me enviou e na qual ele toma posse como Director do então Serviço Regional de Arqueologia do Norte. Sucedia em 1988 ao Francisco Sande Lemos, que partindo da experiencia e da estrutura instalada na Unidade de Arqueologia da dinâmica Universidade do Minho, tinha lançado as raízes da salvaguarda do património arqueológico a Norte do Douro. Não seria a única experiencia directiva do Lino no âmbito do património cultural, uma vez que mais tarde, na sequencia de concurso, e após a extinção dos Serviços Regionais de Arqueologia, viria a dirigir a Direcção Regional do Norte do extinto IPPAR. Mas, julgo não errar, que terá sido nos 2 ou 3 anos em que dirigiu o SRA do Norte que as Ruínas do Freixo se converteram verdadeiramente em TONGÓBRIGA.


4 de Maio de 1988, Palácio da Ajuda. Tomada de posse do Lino Tavares Dias, como Director do Serviço Regional de Arqueologia da Norte. A posse é dada por João Bairrão Oleiro (1923-2000) e o acto é testemunhado, entre outros, por Fernando Real, António Faria, Susana Correia (?),  Filomena Barata e por mim próprio. Secretaria um colega então responsável pelos serviços de pessoal do antigo IPPC e que julgo ser o sr. Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário