segunda-feira, 21 de março de 2016

ALMADAN- 500 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS VISITÁVEIS





Quinze anos depois, a revista de arqueologia e património ALMADAN, (um verdadeiro "caso estudo" de resistencia editorial, já a caminho das quatro décadas de existência, pese embora o facto de ser editada por uma associação cultural sobrevivente, o CAA-Centro de Arqueologia de Almada) resolveu retomar uma iniciativa de divulgação dos sítios arqueológicos "visitáveis" em território português. Em 2001, a revista selecionou 300 sítios, preparando para cada um deles uma pequena ficha informativa editada no seu nº10. Agora em 2016 (nº20 da IIª série), para além do dossier editado em papel e que ainda não tive oportunidade de consultar, a Associação divulgou no seu SITE uma base de dados de base cartográfica interactiva  ver neste LINKK , onde se localizam e descrevem as cinco centenas de sítios ou monumentos de natureza arqueológica, visitáveis "de forma responsável", como alerta a revista.



Apesar de um nº tão elevado de sítios referenciados, uma rápida consulta em zonas que conheço melhor, permitiram-me desde logo identificar algumas lacunas. É certo que um trabalho desta natureza, ainda por cima realizado em contexto de voluntariado absoluto, tem de ser avaliado face a essa circunstância, mais a mais, quando depende em grande parte da resposta possível de autarquias e serviços públicos, nem sempre com capacidade (ou vontade) de responder a pedidos desta natureza. Ressalta de imediato, por exemplo, o vazio de sítios em Reguengos de Monsaraz, uma região com um património megalítico tão estudado e ainda com projectos em curso. Pelo contrário, no caso da minha freguesia (Tourega/Guadalupe na sequencia da reforma administrativa Relvas) são referenciados 5 sítios arqueológicos ainda que, em minha opinião e seguindo os mesmos critérios, esse número pudesse ser aumentado substancialmente como mostramos no mapa anexo. Pese embora estes detalhes, a ALMADAN e o seu responsável Jorge Raposo, a quem me ligam fortes laços de amizade e camaradagem profissional, estão de novo de parabéns por mais este contributo de verdadeira cidadania, para mais sem qualquer intuito mercantil nestes tempos em que tudo se mede pelas "mais valias" contabilisticas.



Sítios (Tourega-Guadalupe) sinalizados no Mapa da Almadan:

1. Cromeleque da Portela de Mogos (por lapso confundido com o Cromeleque de Vale Maria do Meio, nº 5)
2. Cromeleque dos Almendres
3. Anta Grande do Zambujeiro
4. "Tholos" de Vale Rodrigo (descrição incorrecta)
5. (Azul)- Vila Romana da Tourega
(Nota: o sítio sinalizado sem nº, corresponde à Anta do Gato, já em território de Montemor-o-Novo)

Sítios de Guadalupe/Tourega que, de acordo com os mesmos critérios, justificariam a sua presença no "mapa":

5-  (amarelo) - Cromeleque de Vale Maria do Meio
6-Menir dos Almendres
7- Castelo do Giraldo
8- Antas de Vale Rodrigo
9- Antas do Barrocal

Cromeleque de Vale Maria do Meio (foto de Dinis Cortes), justificadamente inserido na lista dos 500 sítios visitáveis, ainda que, por lapso, mal localizado.


Sem comentários:

Enviar um comentário