segunda-feira, 4 de julho de 2016


O novo Presidente do ICOM Europa

O Luis Raposo, o primeiro à esquerda, com João Ludgero, António Martinho Baptista e António Carlos Silva, provavelmente fotografados por Francisco Sande Lemos, junto à Lapa do Fumo, Sesimbra (1971?)

A notícia está um pouco por todos os meios de comunicação social. O Luis Raposo foi ontem eleito em Milão, Presidente do Conselho Internacional do ICOM Europa, assunto que é mais que pretexto para mais uma "entrada", por coincidência a 200ª, neste blog memorialista. Naturalmente, não é a primeira vez (nem provavelmente será a última) que o meu colega, companheiro e amigo de longa data aparece referido neste espaço cibernético, que vou alimentando com a regularidade possível, uma vez que tantos e tão diversos projectos nos uniram desde que nos conhecemos vai quase para quatro décadas e meia, no GEPP (Grupo para o Estudo do Paleolítico Português). Eu, ligeiramente mais velho, estava já na Faculdade e hesitava ainda relativamente ao que fazer no futuro. A arqueologia surgira ao acaso no meu caminho por influência de colegas de curso como o Francisco Sande Lemos ou o Jorge Pinho Monteiro. Mas o Luis, ainda a terminar o Liceu, aparecia no nosso meio com a experiência da "escola" do Centro Piloto de Arqueologia e revelava-se já como um dos mais determinados relativamente ao futuro: Arqueologia e dentro desta a Pré-história, quanto mais Antiga melhor... E de facto, como já referi algures, apesar das "nossas" prioridades no Ródão no início dos anos 70, passarem antes de mais pela "arte rupestre" que iria ser afundada pela Barragem do Fratel, o Luís não perdia oportunidade de encher o seu bornal, com calhaus paleolíticos, oportunos achados que garantiram a continuidade dos projectos arqueológicos do GEPP nos "terraços quaternários do Ródão", para além da Barragem do Fratel e da Arte Rupestre, projectos a que ele ainda hoje está ligado.

 Sobre os vários cruzamentos dos nossos percursos pessoais e profissionais, frequentemente paralelos, falam os vários "posts" que aqui tenho deixado ao longo de quase dois anos de memórias arqueológicas e dos quais selecionei os que a seguir deixo em Link.

Por ora, com um grande abraço e votos de felicidades ao Luis Raposo neste novo desafio,deixo algumas memórias fotográficas.

Em Vila Velha de Ródão (1971?) à esquerda com A.C.Silva, Teresa Marques, A. Martinho Baptista, João Ludgero e Francisco Henriques

Chegada para mais uma campanha em Vilas Ruivas (1977?). da esquerda para a direita, José Mateus, Luis Raposo, Francisco Sande Lemos, Isabel Costeira, A.C.Silva e José Américo Ferreira

Luis Raposo e Joaquim Baptista, dando os últimos retoques no "molde" do solo de habitat paleolítico de Vilas Ruivas (1980)
Exposição (actualmente desmontada) no Museu de Castelo Branco, sobre o solo paleolítico de Vilas Ruivas, um dos primeiros dos muitos projectos museológicos concretizado sob a liderança de Luis Raposo (neste caso em conjunto com os colegas do GEPP- 1981)


Luis Raposo, com A.C.Silva e Hans Siefner, já falecido, na visita aos sítios paleolíticos de Les Ézies (1983)

Missão arqueológica portuguesa em Angola: Luis Raposo, Maria João Coutinho, A.C.Silva e Hans Siefner (Benguela, 1983)

Luis Raposo com o Presidente da República Ramalho Eanes inauguração de uma exposição de arqueologia em Vila Velha de Ródão (meados dos anos 80).

Na Fundação Calouste Gulbenkian, com o Prof. Baptista Martins (já falecido), antigo Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, na inauguração da exposição Arqueologia do Vale do Tejo (Outubro de 1987) organizada pelo Departamento de Arqueologia don IPPC por mim dirigido.

Uma faceta menos conhecida do Luis, que tem o costume, cada vez mais raro, de levar o combate pelas causas em que acredita até às últimas consequencias. No caso falando numa manifestação de arqueólogos (Março de 2009) contra o desmantelamento, na altura ainda sem alternativas, de várias estruturas técnicas arqueológicas (exIPA) para dar lugar ao novo Museu dos Coches.

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2016/04/a-linguagem-das-coisas-o-convite-para-o.html

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2016/05/a-arqueologia-do-vale-do-tejo-na-tsf.html

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2015/12/foz-do-enxarrique-e-cobrinhos-nas.html

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2015/06/ainda-os-coches-e-arqueologia-como-era.html

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2015/04/1983-missao-arqueologica-em-angola-na.html

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2015/03/rene-desbrosses-1930-2015-tal-como-as.html

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2015/01/viagem-ao-berco-da-pre-historia.html

http://pedrastalhas.blogspot.pt/2015/02/arqueologia-no-vale-do-tejo-numa-altura.html

Sem comentários:

Enviar um comentário