terça-feira, 13 de setembro de 2016

ARQUEOLOGIA, NACIONALISMOS E RACISMOS

Na sequencia do anterior "post", onde partindo de um curioso recorte dos anos 40 do século passado, divagámos sobre possíveis interações ideológicas entre o Estado Novo e a Arqueologia portuguesa, pareceu-me útil aqui deixar dois artigos de divulgação que publiquei em 1995 no Diário de Notícias, sobre Arqueologia e Nacionalismos e Arqueologia e Racismo. Ambos os artigos foram posteriormente publicados no meu livro de parceria com Luis Raposo, "A Linguagem das Coisas", editado em 1996 pela Europa-América, mas aqui ficam na sua versão original de 2 de Fevereiro e 9 de Março, respectivamente.

Entretanto e comprovando que afinal estes temas começam a ser objecto de reflexão teórica e de investigação,  Rui Coelho,em comentário que agradeço, chamou-me a atenção para uma recente tese de doutoramento defendida na Universidade do Porto em 2011, sob orientação da minha colega e amiga Susana Oliveira Jorge, por Sérgio Alexandre Gones, de que aqui fica o respectivo Link.
https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63187  e o (sempre) longo título: "O passado, a identidade e as teias do governo: estudos sobre os entrelaçamentos das práticas de produção do conhecimento arqueológico e de construção da identidade nacional salazarista"

Ainda sobre o tema do Nacionalismo e da Arqueologia, convém já agora referir o ensaio de Carlos Fabião,: Archaeology and nationalism: the Portuguese case,  publicado em "Nationalism and Archaeology in Europe (1996), edited by Margarita Díaz-Andreu £ Timothy Champion. Felizmente também disponível na Internet:
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10220/1/ArqNationalism.pdf





Sem comentários:

Enviar um comentário