terça-feira, 20 de setembro de 2016

(Re) Leituras de férias




Uma semana junto ao mar e sem netas...A oportunidade de voltar a livros que valem sempre ser relidos. É o caso deste "Les Origines de l'Europe", a tradução francesa de "Before Civilization" de Colin Renfrew, obra original de 1973, em que este conhecido arqueólogo inglês lançara o conceito da "Revolução do Carbono 14". A aplicação dos novos métodos de datação absoluta tinham vindo pôr em causa muitos pontos de vista da arqueologia tradicional mas, sobretudo, vinham abrir caminho a novas interpretações e a um novo paradigma da arqueologia em geral, como recorda o autor no prefácio da segunda edição inglesa (1979). A edição francesa de 1983 que estou a reler, numa tradução de Paulette Braudel, adquiri-a já em 1987 (está assinada por mim e com data, 28 de Abril de 1987, dia em que fazia 35 anos...). O livro interessou-me vivamente (começava então a desligar-me do interesse quase exclusivo pelo Paleolítico) a crer nos imensos sublinhados e julgo que terá sido decisivo para muitas das perspectivas que viriam a informar poucos anos depois as crónicas de Arqueologia que, alternando com o Luis Raposo, escrevi durante cerca de 2 anos para o Diário de Notícias (entretanto editadas em 1996 pela Europa-América no volume "A Linguagem das Coisas").

 Não costumo tratar muito bem os meus livros e para além dos sublinhados é normal poder encontrar alguma "bonecada" desenhada, muitas vezes sem sentido ou significado (hábito que herdei dos bancos da escola, desenhando sibretudo "carros" e "aviões"... lembro que tinha um colega de carteira, o António Carlos Frofe, de quem nunca mais tive notícias, que desenhava cavalos, exclusivamente, e com grande rigor...). Neste livro, numa das badanas, encontrei um desenho quase poético, de uma "anta", o que faz todo o sentido na obra em causa...





O desenho com que ilustrei em 1987.0 o meu volume de "Les origines de l'Europe"

Sem comentários:

Enviar um comentário