terça-feira, 14 de fevereiro de 2017


AS RUÍNAS ROMANAS DA TOUREGA
Um património de Valverde e Guadalupe, pouco valorizado

Tem este "blog" afinal, objectivos muito diversos, ainda que um fio condutor perpasse ao longo de todo ele. O culto da memória, seja ela colectiva ou pessoal, procurando à escala micro, constituir-se como um núcleo de registo documental que possa ser útil ou pelo menos interessante para quem, por acaso ou intencionalmente, acabe por tropeçar na multiplicidade de elementos que para aqui vou carreando: recordações pessoais, textos e imagens das mais variadas proveniências, documentos de imprensa dificilmente acessíveis, etc...

Sobre o património cultural da Tourega, antiga sede de freguesia, hoje pequeno lugar a duas léguas de Évora, onde a par das velhas pedras, apenas subsiste uma família já idosa, já aqui nos referimos várias vezes. 


A Igreja, de origem seiscentista, continua a ser o foco principal de interesse patrimonial deste local, cuja valorização poderia constituir-se como uma mais valia alternativa, à excessiva concentração na cidade de Évora, do foco turístico regional.. Mas não é o único potencial do sítio. Nas proximidades, escondidas pelo velho cemitério local, encontram-se as ruínas de uma importante Villa Romana, objecto de um importante projecto de escavação e valorização nos anos 80 e 90, mas hoje praticamente abandonada à sua sorte. A União de Freguesias de Valverde e Guadalupe, consciente da sua importância, a par de intervenções periódicas de limpeza, tem procurado chamar a atenção para o seu significado, promovendo várias iniciativas nesse sentido. 

Procurando contribuir para a urgente "redescoberta" deste sítio, aqui recordamos um artigo publicado no Público em Setembro de 1994, bem como um desdobrável (há muito esgotado) editado pela Câmara Municipal vai para duas décadas, na sequencia das escavações ali desenvolvidas por Luisa Ferrer Dias (já falecida), Catarina Viegas (hoje professora na Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa) e Inês Vaz Pinto, actual responsável pelas Ruínas de Tróia (Grândola).






Sem comentários:

Enviar um comentário